segunda-feira, 14 de maio de 2012

Breve Histórico do Movimento das Prostitutas


 
    Os movimentos sociais surgem devido à percepção, mobilização e motivação de suprir determinadas necessidades de um grupo social.
    O Movimento das Prostitutas não foi diferente e teve início logo após uma grande repressão policial ocorrida no centro de São Paulo, que resultou na morte de um travesti e duas mulheres, sendo que uma delas estava grávida. O ano era 1979 e foi o pontapé inicial para que as prostitutas se mobilizassem contra os abusos da polícia e ao se reunirem veio a idéia de criar uma Rede que lutasse a favor delas, a Rede Brasileira de Prostitutas cuja principal liderança é Gabriela Leite.
    Atualmente a Rede Brasileira de Prostitutas é composta por 25 Associações, uma delas é a Associação As Amazonas aqui de Manaus, as quais lutam pelos direitos das prostitutas, como acesso à serviços de saúde, organizam reuniões educativas para prevenir doenças, combatem o preconceito e a exploração sexual e almejam o reconhecimento da profissão para tornar possível o acesso aos direitos trabalhistas, como a aposentadoria por exemplo.
    Mas mais do que isso lutam por uma vida digna, onde possam ser reinseridas na sociedade com profissão reconhecida e acesso a direitos e deveres como qualquer cidadão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário